Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)
O soldador José Estevan Machado resgatou dois animais de estimação da empresa onde trabalha
A chuva não dá trégua em Santa Maria e de acordo com os meteorologistas, a situação deve continuar assim até o fim de semana. Por isso que a Defesa Civil e os outros órgãos estão em alerta. O acumulado em Santa Maria é de 90,2 milímetros desde o começo da semana até a manhã desta quarta-feira. Defesa Civil e bombeiros monitoram pontos com alto risco de alagamento.
- Hoje tivemos o registro de um muro de um prédio na Rua Doutor Pantaleão que cedeu. O setor de fiscalização da secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos foi acionado para avaliar o problema. Distribuímos algumas lonas e continuamos fazendo ronda em pontos mais críticos. O perigo é a intensidade da chuva em grande volume, por isso continuamos monitorando - explica Adão Lemos, coordenador a Defesa Civil.
Criminosos extorquem homens após enviar fotos íntimas de adolescentes nas redes sociais
Na manhã de hoje, a Rua David Ribeiro no Bairro Tomazzetti ficou coberta pela água. Mesmo assim, alguns moradores se arriscavam a passar de carro. Quando o soldador José Estevan Machado, 35 anos, chegou para trabalhar, encontrou a empresa alagada. Com a água passando do joelho, ele conseguiu salvar os dois animais de estimação que vivem no local, o Thor e a Tigrinha:
- É sempre assim, cada vez que chove, alaga e não precisa ser muita chuva. Hoje não tem como trabalhar mais, pelo menos consegui salvar os dois cachorrinhos, já são de estimação, a gente cuida tanto. Me molhei, mas já vai secar - comenta José Estevan.
Os pontos mais críticos de alagamentos são os bairros: Lorenzi, Dom Antônio Reis, Tomazetti e vila Tropical. No bairro Passo das Tropas e Pinheiro Machado, a situação foi resolvida depois das obras de drenagem feita pelo Executivo.
TRÂNSITO
De acordo com a prefeitura, dois semáforos chegaram a registrar falhas em função das chuvas: um na esquina da Avenida Dores com a General NEto e outro no cruzamento da Avenida Fernando Ferrari com a Rua Padre Felisberto Azevedo. Nos dois casos, os equipamentos ficam com a luz amarela intermitente e os trechos exigem atenção redobrada dos motoristas.
Outro alerta é um buraco aberto na Rua do Acampamento próximo da esquina com a Rua Doutor Turi, que abriu por cauda da chuva. Ele está sinalizado por cones e será consertado, conforme a prefeitura, quando o tempo permitir atuação da equipe.
CUIDADOS
Para ajudar a população, a prefeitura disponibiliza o guia Como agir em casos de desastres naturais. A publicação conta com dicas de segurança em casos de alagamentos, choques elétricos, deslizamentos de terra, granizo, entre outros.
CONTATOS
- Defesa Civil Municipal: (55) 3222-5192
- Central Municipal de Monitoramento 24h: 153
- Defesa Civil Estadual: (51) 3210-4219 ou 199